Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Vereadores de Manicoré defendem legalização do extrativismo mineral e criticam ações da PF

Vereadores de Manicoré defendem legalização do extrativismo mineral e criticam ações da PF

por Gabriel Caetano publicado 17/09/2025 14h35, última modificação 17/09/2025 14h37

Os vereadores da Câmara de Manicoré usaram a tribuna na sessão ordinária na última terça-feira (16) para defender a legalização do extrativismo mineral familiar no Rio Madeira e criticaram a operação da Polícia Federal (PF) realizada na última segunda-feira (15) em Manicoré e Humaitá. Na ocasião, os parlamentares receberam a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Marta Pereira, e o presidente da Cooperativa dos Mineradores Sustentáveis e de Pequena Escala Artesanal de Manicoré, Nei Bezerra. Eles conversaram sobre a operação, que foi vista por muitos como uma ameaça ao meio ambiente e à saúde da população que acompanhava, nas proximidades, as celebrações do Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Manicoré.

A Prefeitura, Câmara de Manicoré, além da Diocese de Humaitá, emitiram nota de repudio contra as ações da Polícia Federal.

Aperte o Play e Assista ou abra no link https://youtu.be/sLZBjOboXbQ?t=9786

 

Nota da Prefeitura e Câmara de Manicoré

A Prefeitura de Manicoré e a Câmara de Vereadores vêm a público manifestar seu repúdio à ação que resultou na queima ilegal das balsas dos Extrativistas Minerais Familiares, ancoradas no Porto da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. Essa ação ocorreu no dia em que nossa cidade celebra sua fé e devoção à padroeira, Nossa Senhora das Dores.

Hoje, em Manicoré, vivemos um feriado sagrado, onde o povo trabalhador se reúne para celebrar e agradecer. No entanto, essa festividade foi interrompida por uma ação que gerou grande dor e desilusão, com as balsas, que representam a esperança e a moradia de muitas famílias, sendo destruídas.

Além disso, essa operação colocou em risco a segurança da população local. As explosões decorrentes da queima das balsas criaram um sério risco de desbarrancamento, ameaçando a integridade física de quem reside nas proximidades do Porto da Matriz. É fundamental que ações de fiscalização e controle sejam realizadas com responsabilidade, respeitando a vida e a segurança dos cidadãos.

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores se solidarizam com todas as famílias afetadas por essa situação e pedem respeito aos direitos dos extrativistas minerais artesanais. É essencial que todos possam coexistir em harmonia, com dignidade e segurança, e que suas formas de vida sejam respeitadas.

Manicoré é uma cidade onde a fé e o trabalho de seu povo devem ser valorizados. Que possamos encontrar caminhos de diálogo e compreensão para que episódios como este não se repitam, garantindo a paz e o respeito que todos merecem.

Nota da Diocese de Humaitá

A DIOCESE DE HUMAITÁ - AM e as PARÓQUIAS NOSSA SENHORA DAS DORES e MARIA AUXILIADORA DOS CRISTÃOS, de Manicoré - AM, manifestam sua profunda indignação e repúdio diante dos atos de violência ocorridos na manhã deste 15 de setembro de 2025, dia em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora das Dores.

Neste dia sagrado, marcado pela compaixão da Mãe de Jesus diante do sofrimento humano, recebemos com consternação a notícia das explosões e queima imprudente das balsas de extrativismo mineral familiar no rio Madeira, às margens das cidades de Humaitá e Manicoré, fato que atinge diretamente os garimpeiros artesanais e suas famílias, que vivem do trabalho simples e digno de suas mãos.

Erguemos nossa voz para denunciar qualquer prática que, ao invés de buscar caminhos justos e pacíficos de resolução, recorre à violência, destruindo vidas, sonhos e a subsistência de inúmeras famílias. Toda forma de injustiça social é contrária ao Evangelho, ferindo a dignidade dada por Deus a cada pessoa e o cuidado da Igreja para com a Ecologia Integral.

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário todas as segundas e terças-feiras a partir das 09h, e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br | Curta-nos no Facebook e acompanhe a Transmissão da Sessão ao vivo www.facebook.com/camarademanicore  e na fan page no Faceboook www.facebook.com/camarademanicoreoficial | Siga-nos no Instagram www.instagram.com/camarademanicore | Ouça também ao vivo a Sessão através da Web Rádio do Poder Legislativo www.manicore.am.leg.br/radio | Inscreva-se em nosso canal no Youtube e assista quando e onde quiser a reprise das Sessões www.manicore.am.leg.br/tv | Sugestões ou Críticas www.manicore.am.leg.br/ouvidoria | Assessoria de Imprensa  | participe também do Grupo da Câmara de Manicoré no WhatsApp www.manicore.am.leg.br/whatsapp  |
 
Câmara Municipal de Manicoré - "O Poder do Diálogo"

Assessoria de Imprensa
Gabriel Caetano
gabrieljornalistaam@hotmail.com


error while rendering plone.comments