Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Presidente da Câmara de Manicoré vai à Brasília em defesa da legalização do Extrativismo Mineral

por Gabriel Caetano publicado 02/12/2021 17h10, última modificação 07/12/2021 11h41

Fotos: Douglas Gomes

O Presidente da Câmara Municipal de Manicoré vereador Markson Barbosa (Republicanos), juntamente com o vereador Adriano Colares (PSC), estiveram em Brasília na última quarta-feira (01), acompanhando o vice-prefeito de Manicoré Paulo Sérgio Barbosa, em uma reunião com a bancada de Deputados e Senadores do Amazonas, para defender a atividade dos Extrativistas Minerais Familiares, obedecendo às regras de controle ambiental e de navegação no rio Madeira.

Os prefeitos dos municípios da Calha do Madeira, Dedei Lobo (Humaitá), Paulo Sérgio representando o Prefeito Lúcio Flávio (Manicoré), Jocione (Novo Aripuanã), Simão Peixoto (Borba), vereador Manoel Domingo, Presidente da Câmara de Humaitá e dois representantes da Classe também estiveram presentes na reunião, e na ocasião, foram apresentadas as demandas dos extrativistas minerais familiares, as perdas que tiveram com a ação truculenta e desproporcional das forças federais, justificando que essa atividade gera emprego e renda e movimenta mais de 30% da economia na região.

reuniao em brasilia

Foi discutida também a possibilidade de estabelecimento de regras em Termo de Ajustamento de Conduta, que devem ser seguidos por esses trabalhadores, suas associações e cooperativas. Além disso, os municípios, por meio de suas secretarias de meio ambiente e de assistência social, promovam e mantenham atualização de banco de dados dos extrativistas minerais familiares.

reuniao em brasilia 1

Ficou definida a realização de Audiências Públicas nos municípios de Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba, para discutirem o tema garimpo e extrativismo mineral familiar com mais profundidade, o que ficou combinado para janeiro de 2022.

reuniao em brasilia 2