Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Padre Davi Dias recebe título de cidadão manicoreense

Padre Davi Dias recebe título de cidadão manicoreense

por Gabriel Caetano publicado 07/06/2023 11h50, última modificação 15/06/2023 17h51

A Câmara Municipal de Manicoré realizou a 30ª Sessão Ordinária do ano nesta segunda-feira (05/06) para a entrega do título de cidadão manicoreense ao padre Davi Dias Cruz. Responsável pela Paróquia de Maria Auxiliadora dos Cristãos desde 2018, o religioso foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Legislativo.

A indicação para o título foi de autoria do vereador Presidente Newton Neto (PSD) e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Aperte o Play e Assista a entrega do Título de Cidadão ou abra no link https://youtu.be/vcaEAxmJEiY?t=2655 

Davi Dias Cruz, nasceu aos 11 dias do mês de Dezembro de 1988 em Itapajé. É o filho primogênito do casal Antônio Adriano de Sousa Cruz e Maria das Graças de Sousa Dias, tem dois irmãos, Darly Dias e Yuri Cruz. Recebeu o sacramento do batismo no dia 07 de abril de 1989 na Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis-Itapajé pelo então pároco Padre Pascoal Rios Osterne. Suas primeiras letras aprendeu a escrever na Creche Escola Angélica Vieira, depois cursou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Antônio Custódio de Mesquita e no Patronato São José. Aos 09 anos de Idade começou a se preparar para a Primeira Eucaristia com as Catequistas Alexandra Maria Araújo e Lucilene Freire, e aos 11 anos de idade fez sua Primeira Comunhão e recebeu o Sacramento da Penitência também pelo Padre Pascoal Rios Osterne. O menino Davi cresceu e foi educado na fé na casa de uma ilustre família de Iratinga e carrega com honrosa lembrança os ensinamentos de D. Sulamita Vieira e do Sr. Cavalcante Araújo (in memorian). Desde muito cedo foi inserido através dos sacramentos e da vida comunitária, nas pastorais e movimentos existentes na comunidade de São Miguel onde sempre residiu sua família. Com 15 anos recebeu o Sacramento do Crisma pelas mãos de Dom Antônio Roberto, preparado pelos Catequistas Maria Orfila (in memorian) e Cléber Vieira, confirmando assim o seu Batismo. No ano de 2009, com apenas 20 Anos foi enviado para o seminário Propedêutico São João Paulo II desta nossa Diocese em Itapipoca convidado pelo então vigário paroquial Padre José Arnoldo de Lima Sales e Padre Messias Santana Fernandes o pároco naquele ano. No ano de 2011 foi residir na Capital, Fortaleza, no Seminário Arquidiocesano São José de Filosofia, para iniciar os estudos de Filosofia. Em 2013 com a abertura do Seminário Filosófico e Teológico Dom Paulo Ponte da Diocese de Itapipoca na cidade de Maracanaú, foi transferido para iniciar a primeira turma de seminaristas na nova casa de formação. Concluiu o curso de Filosofia no final daquele ano. Em 2014 começou o curso de Teologia e concluiu em 2017, ambos os cursos estudou na Faculdade Católica de Fortaleza.

Desde quando iniciou sua caminhada de discernimento vocacional foi encaminhado para trabalhar com a dimensão missionária diocesana de Itapipoca, a convite do Padre Arnoldo, primeiramente na implantação e acompanhamento da Juventude Missionária na diocese, carisma juvenil ligado às Pontifícias Obras Missionárias do Santo Padre o Papa. Depois na equipe diocesana foi responsável pela animação litúrgica das Santas Missões Populares, e junto a Secretaria para melhor organização dos trabalhos da equipe. Durante a caminhada formativa sempre se destacou pelo zelo, amor e ardor missionário. Participou de várias formações missionárias para seminaristas e capacitações para organização das Santas Missões Populares. Capacitações estas que me levou a organizar o primeiro Conselho Missionário de Seminaristas do Estado do Ceará (COMISE-Ceará) junto com outros irmãos seminaristas das nove dioceses do Regional NE1. 

Em seus estágios pastorais trabalhou na Paróquia de Santo Antônio (Planalto Pici-Fortaleza) e em várias Paróquias de nossa Diocese como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário (General Sampaio), Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Umirim), Paróquia São Luís Gonzaga (São Luís do Curu) e na Paróquia de São Pedro em Tejuçuoca onde foi Ordenado Diácono no dia 15 de dezembro de 2017. No dia 28 de janeiro de 2018 foi enviado em missão junto com o Diácono Francisco (hoje Padre Francisco) para a Paróquia de Maria Auxiliadora em Manicoré - Diocese de Humaitá. Na noite do dia 12 de Julho de 2018 no altar da Igreja Matriz da Paróquia de São Francisco de Assis – Itapajé sua família, amigos, irmãos de caminhada e todo povo de Deus celebra a bondade e misericórdia do Senhor na vida do jovem Diácono Davi Dias Cruz, e  pela imposição das mãos de Dom Antônio Roberto, 3º Bispo desta Diocese e oração da Igreja se tornou o 22º Sacerdote filho de Itapajé da Paróquia São Francisco de Assis, tendo escolhido como Lema Sacerdotal: “Que todos conheçam a Ti”(Jo17,3).

Aos 29 dias de janeiro de 2018 saiu de sua cidade natal com destino a cidade de Humaitá onde foi enviado por Dom Francisco para administrar a Paróquia de Maria Auxiliadora em Manicoré. No dia 13 de Fevereiro de 2018 chega em Manicoré ainda como Diácono, após sua Ordenação Sacerdotal retorna a Manicoré após os quinze primeiros dias de Ordenado e no dia 29 de julho chega para assumir como Administrador Paroquial a Paróquia Maria Auxiliadora. No dia 28 de Maio de 2021 o novo Bispo da Diocese de Humaitá, Dom Antônio Fontenele de Melo empossa o Padre Davi Dias como Pároco da Paróquia que recebe um novo nome Canônico e passa a s chamar Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos. Com uma celebração Eucarística própria foi lida a Provisão do reverendíssimo Padre que passou a administrar a referida paróquia e assumir como Vigário Decano o Decanato de Manicoré com as Paróquias Nossa Senhora das Dores, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Uruapiara e a sua Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, com responsabilidades pastorais e coordenador de uma equipe de pastoral com as lideranças de comunidades e seguimentos das referidas paróquias.

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário todas as segundas e terças-feiras a partir das 09h, e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br | Curta-nos no Facebook e acompanhe a Transmissão da Sessão ao vivo www.facebook.com/camarademanicore  e na fan page no Faceboook www.facebook.com/camarademanicoreoficial | Siga-nos no Instagram www.instagram.com/camarademanicore | Ouça também ao vivo a Sessão através da Web Rádio do Poder Legislativo www.manicore.am.leg.br/radio | Inscreva-se em nosso canal no Youtube e assista quando e onde quiser a reprise das Sessões www.manicore.am.leg.br/tv | Sugestões ou Críticas www.manicore.am.leg.br/ouvidoria | Assessoria de Imprensa  | participe também do Grupo da Câmara de Manicoré no WhatsApp www.manicore.am.leg.br/whatsapp  |

 

Câmara Municipal de Manicoré - "Vamos legislar e administrar juntos"

Assessoria de Imprensa

Gabriel Caetano

gabrieljornalistaam@hotmail.com


error while rendering plone.comments