Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Manicoré parabeniza população pelo aniversário de 350 anos de Manaus

Câmara de Manicoré parabeniza população pelo aniversário de 350 anos de Manaus

por Gabriel Caetano publicado 24/10/2019 15h55, última modificação 24/10/2019 16h01
Câmara de Manicoré parabeniza população pelo aniversário de 350 anos de Manaus

Parabéns Manaus

Os (as) vereadores (as) da Câmara Municipal de Manicoré desejam, hoje (24), felicidades a esta maravilhosa cidade no seu aniversário de 350 anos. Os votos de parabéns vão para os moradores da capital dos Amazônidas, em especial aos Manicoreenses que já alcançaram muitas conquistas com trabalho duro e muita dedicação no desenvolvimento do Estado.

Reforçamos ainda que o aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a História.

Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso com orgulho devemos comemorar o aniversário da Capital do Nosso Estado.

Parabéns a todos os Manicoreense que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento da Capital e do Estado do Amazonas; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor.

Conheça nossa Capital

A cidade de Manaus registrou, nos últimos 19 anos, um crescimento de 12,5% em sua população, alcançando a marca de 2.182.763 habitantes. Do total, 51,21% são mulheres, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Os dados sistematizados pelo Departamento de Estatística, Análise, Geoprocessamento e Inovação da Sedecti mostram que os 56 bairros que existiam no ano 2000 evoluíram para 63 bairros distribuídos por seis zonas.

A maior população está localizada na Zona Norte concentrada no bairro Cidade Nova, com um total de 146 mil habitantes. O menor quantitativo de habitantes fica localizado no bairro Vila Buriti com 2.213 pessoas.

Quanto ao poder aquisitivo, o bairro da Ponta Negra, na zona centro-oeste, ostenta a maior renda mensal, na faixa de R$ 9 mil. A menor renda na capital é no bairro de Puraquequara com R$ 680,00.

No segmento sociocultural, Manaus soma oito teatros, 14 centros culturais, 11 museus e dezenas de parques e praças.

Manaus conta com 96,20% dos estabelecimentos do setor de alimentação no Estado, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O número de bares na capital é de 9.268 estabelecimentos.

Economia

Manaus tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios do Estado do Amazonas, alcançando o valor estimado de R$ 70.296 milhões no ano de 2016. A cidade detém aproximadamente 78,97% do PIB estadual (2016), apresentando o setor dos Serviços como o de maior participação (R$ 32.519,831 milhões), seguido pela Indústria (R$ 25.131,157 milhões).

Manaus também é o terceiro maior município do Brasil no setor industrial, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a Rais 2018, existiam 488.463 empregados formais em Manaus, isso equivale a 81,86% dos empregos formais do Estado. Entre os subsetores de classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior empregador são os Serviços (33,16% do total), seguido da Administração pública (25,91%) e Indústria de transformação (18,83%).

O peso de Manaus na economia do Estado fica evidente ao se analisar a Balança Comercial. A cidade em 2018 foi responsável por 87,67% das exportações estaduais e 99,27% das importações.

Fonte: Câmara de Manicoré, com informações do Portal acrítica.com