Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Manicoré sedia workshop sobre Pesquisa para substituição do mercúrio na extração de ouro

por Gabriel Caetano publicado 15/06/2023 17h20, última modificação 15/06/2023 17h41

Fotos: Jackson Reateque

Por meio de uma parceria com a UEA, UNIR, UFRJ, IME, FAPEAM e a FAPERO, a Câmara Municipal de Manicoré sediou o 1º Workshop do Projeto Ochroma, na tarde da última quarta-feira (14), no Auditório Anélio Ferreira Duarte, e reuniu centenas de Extrativistas Minerais para apresentar Atividades Desenvolvidas que mostra bioextratores obtidos a partir de folhas de pau-de-balsa (Ochroma pyramidale), árvore nativa da Amazônia, que podem ser uma alternativa viável e sustentável para a extração de ouro em substituição ao mercúrio.

plate1

O projeto desenvolvido pela professora Marta Regina Pereira, da UEA, recebeu o nome de “Potencial biotecnológico de Ochroma Pyramidale (Cav. Ex Lam.) Urb. como substituto do mercúrio na mineração de ouro” e atualmente está em fase experimental.

marta

O vereador presidente Newton Neto (PSD) disse que, “vamos buscar soluções, contribuir e apoiar. A pesquisa traz boas expectativas para a atividade garimpeira no rio Madeira, como a substituição do mercúrio por um produto sustentável, e buscar a legalização do extrativismo mineral familiar”, pontuou.

neto1

Conforme a autora da pesquisa, após a fase de testes, espera-se que os resultados com a planta pau-de-balsa colaborarem com a diminuição do uso de mercúrio nos rios da Amazônia.

neto2

“A gente busca informações mais precisas e mais técnicas, para usar a planta em substituição ao mercúrio, que é um dos problemas da mineração artesanal”, concluiu a pesquisadora.

visi1

A pesquisa está entre os projetos contemplados pelos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2021. Ela foi a vencedora da categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica.

visi2

O Workshop foi conduzido pela professora Dra. Marta Pereira, e estiveram na reunião, o vereador presidente Newton Neto, o vereador 1º Secretário Joaquim Ribeiro (PSDB), Zé Ivan (PSD), Adriano Colares (PSC) e o vereador Markson Barbosa (Republicanos), o vice-prefeito Paulo Sergio e o Secretário de Produção do Município Luciano Melo que contribuíram em apoiar essa pesquisa.

plate

Câmara Municipal de Manicoré - "Vamos legislar e administrar juntos"