Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / 1º Encontro de Mulheres do Legislativo Manicoreense foi um sucesso

1º Encontro de Mulheres do Legislativo Manicoreense foi um sucesso

por Gabriel Caetano publicado 31/03/2023 17h10, última modificação 31/03/2023 18h49
1º Encontro de Mulheres do Legislativo Manicoreense foi um sucesso

(Fotos: Jackson Reateque)

A Câmara Municipal de Manicoré, em ação conjunta da Procuradoria da Mulher, promoveram na última terça-feira (28), o 1º Encontro de Mulheres. O evento aconteceu no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e foi coordenada pela Procuradora vereadora Adrienne Cidade (PSC) e pela 1ª Procuradora adjunta vereadora Socorro Bandeira (UB) e pelo presidente do Parlamento manicoreense, vereador Newton Neto (PSD).

Participaram do evento diversas autoridades, dos órgãos estaduais e federais, além de lideranças políticas e sociais como a única mulher que exerceu o cargo de vereadora Presidente da Câmara de Manicoré Dona Luzia Prestes, e o prefeito em exercício Paulo Sergio.

A solenidade começou com uma linda apresentação do grupo de Balé das irmãs Salesianas. Em seguida as procuradoras abriam o evento chamando alguns participantes para fazerem o uso da palavra para destacar as expectativas e a importância da Procuradoria através de várias palestras destacando o prestígio do poder da Mulher na Sociedade manicoreense.

O espaço também foi destinado a acolher mulheres vítimas de violência doméstica, prestando assistência e oferecendo o respaldo necessário para ampará-las através da Defensoria Pública em parceria com Procuradoria da Câmara.

A programação contou também com a participação de Mulheres Empreendedoras que se uniram e montaram uma pequena feira no Estacionamento da Câmara para expor seus produtos de Artesanatos, roupas, calçados, artigos de decoração e doces.

Ao final do evento, os presentes participaram de sorteios de brindes e um banquete especial oferecido pela procuradoria a todos. Cerca de 300 mulheres prestigiaram o evento que lotou o Auditório da Câmara.

Atribuições

Entre as atividades realizadas pela Procuradoria da Mulher, destaca-se a recepção e o encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher para as autoridades competentes. Além disso, a procuradoria promoverá outras ações de conscientização e capacitação para combater a violência e a discriminação contra as mulheres, realizará pesquisas e estudos sobre a participação das mulheres na política e a igualdade de gênero, proporá a criação de projetos de lei e políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, e oferecerá apoio e orientação jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência e discriminação.

A Procuradoria da Mulher vai atuar em parceria com outras instituições e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance de suas ações e promover a conscientização da população sobre a importância da igualdade de gênero e da luta pelos direitos das mulheres.

A proposta de criação da Procuradoria da Mulher foi apresentada via projeto de lei de autoria da vereadora Adrienne Cidade, aprovada por unanimidade entre os vereadores com o objetivo de acolher as mulheres que foram violentadas ou ameaçadas, e, diante desta situação, prestar todo o apoio necessário na área jurídica, de assistência social e de saúde.

Delegacia da Mulher

A vereadora Adrienne Cidade destacou durante o evento que já solicitou do governo do Estado à instalação da Delegacia da Mulher no município e será um marco importante para a política de enfrentamento à violência contra as mulheres. Nelas, a vítima é acolhida por delegada mulher com atendimento especializado e direcionado a cada caso, buscando uma resposta eficaz à violência e contribuindo na consolidação da cidadania feminina.

Câmara Municipal de Manicoré - "Vamos legislar e administrar juntos"

Gabriel Caetano