Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Centro de Referência do Instituto Federal do Amazonas deve ser instalado em Manicoré no próximo ano

Centro de Referência do Instituto Federal do Amazonas deve ser instalado em Manicoré no próximo ano

por Gabriel Caetano publicado 10/12/2015 11h20, última modificação 14/12/2015 11h33

O coordenador e professor Raimundo Jimenez juntamente com o Professor João Batista Neto do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) estiveram na Câmara Municipal de Manicoré juntamente com o Presidente Vereador Roberval Neves durante sessão Ordinária da última quinta-feira (03), que vieram ao município para fazer um levantamento sobre a possibilidade de implantar um Centro de Referência do Campus do IFAM no município.

Durante a tarde, aconteceu uma reunião no auditório da escola Nª Sª das Graças, tendo a participação do Vice-prefeito Paulo Sérgio, vereador Presidente Roberval Neves, e os vereadores Sabá Medeiros, Uca Galdino, Markson Barbosa e Emir França (Kdé) além de Gestores de Escolas do Estado, município, Secretários Municipais, professores e representantes de várias instituições locais.

De acordo com o professor Raimundo Jimenez, ao chegar a Manicoré se sentiu surpreso com o que viu e sentiu de perto o interesse em se ter o IFAM no município e receber apoio, assim como por parte do Poder Legislativo Municipal. “Manicoré é um município com mais de 53 mil habitantes, tem uma produção pujante, economia muito boa, com isso e muito mais deu de perceber que a cidade está dentro dos padrões e tem tudo para receber essa Instituição Federal” disse o professor Raimundo.

De acordo com informações, através de um Plano estabelecido para implantações, toda cidade acima de 50 mil habitantes tem que ter um Polo do IFAM. Atualmente já existem um total de 562 Unidades instaladas em todo Brasil, e a meta é chegar a mil Unidades implantadas. Vale ressaltar que hoje um Campus Avançado do IFAM chega a atender cerca de 1.200 alunos. Em Humaitá, por exemplo, seu Campus está atendendo mais de 800 alunos nos mais variados cursos técnicos e profissionais, além de oferecer ainda graduação, pós-graduação, mestrados e até Doutorado dependendo da demanda.

O professor Raimundo Jimenez, que já foi Diretor de várias instituições federais educacionais e Reitor do Instituto Federal de Educação de Rondônia, disse que para ser implantada uma Unidade no município ainda vai ser preciso fazer uma pesquisa com estudos levantados sobre a cidade, bem como uma audiência pública para ouvir a população sobre a questão das demandas e opções para as prioridades de cursos desejados pela população. 

O professor Raimundo disse que a princípio o 1º passo já pode ser dado com a implantação de um Centro de Referência junto com a instalação de um Polo de Educação a Distância com vários cursos técnicos, essa seria a proposta inicial no sentido de viabilizar a vinda desses cursos para o município, ou seja, a prefeitura de início prepara um local para que estes cursos venham acontecer, enquanto é dada entrada em toda documentação da área para posterior apreciação e aprovação através do parecer técnico do IFAM e com isso ter a felicidade do Governo Federal via construir um Campus Avançado do IFAM em Manicoré.



Assessoria de Comunicação

Câmara Municipal de Manicoré
(97) 3385-1515 / (97) 99145-9007
camara.municipalmre@hotmail.com
facebook.com/camarademanicoreoficial


error while rendering plone.comments