Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Manicoré debate situação da enchente do rio Madeira

Câmara de Manicoré debate situação da enchente do rio Madeira

por Gabriel Caetano publicado 28/03/2018 21h05, última modificação 13/09/2019 16h01

A cheia do rio Madeira que atinge as comunidades ribeirinhas de Manicoré motivou uma reunião na Câmara Municipal durante sessão ordinária da última terça-feira (06), após convocação do Secretário de Produção e Abastecimento (SEMAPA) envolvendo representantes do Executivo, IDAM, Defesa Civil e a Comissão Especial que monitora a enchente do Rio Madeira.

De acordo com acordo com o secretário da Semapa Manuel Paula da Costa “estamos realizando um cadastramento para saber aproximadamente as perdas, por que não se tem dados reais e vamos trabalhar sempre com uma margem de erros muito grande devido as informações dos próprios produtores. Vamos fazer o trabalho de orientar e como deve fazer para armazenar mudas, como também a retirada dos tratores que estão nas áreas atingidas”, pontuou o Secretário.

Em janeiro deste ano a prefeitura criou uma comissão de monitoramento da enchente do rio madeira que já percorreu diversas comunidades realizando relatórios para encaminhar a Defesa Civil do Estado.

O presidente da comissão de monitoramento Isaac Dantas disse “montamos um ponto estratégico para fazer o monitoramento para que possamos ter um panorama de quanto temos perdido de produção”, afirmou.

A saúde dos ribeirinhos também foi debatida durante a reunião, de acordo com a Secretária Patrícia Nascimento “temos acompanhado as estratégias e a organização do plano de prevenção e assistência imediata disponibilizando a UBS Fluvial nas áreas difícil de acesso com uma programação que irá até o dia 20 de junho, dependendo da situação podemos fazer alteração e priorizar as áreas de emergências”, afirmou Patrícia.

Os estudantes também foram lembrados, segundo a secretaria de Educação Nara Nídia “nós temos 23 escolas que iram ser atingidas pela cheia e o planejamento é que as aulas não serão paralisadas, caso essas 23 escolas virem ser tomadas pelas águas, vamos contar com a ajuda dos nossos transportadores escolares e em situações em que a escola não tenha o transporte escolar por conta da casa ser próximo a escola, iremos entrar com ajuda do combustível. Com relação ao trabalho dos professores, já estamos elaborando um panfleto que os mesmos irão abordar essa questão da enchente”, afirmou a Secretária.

A produção do município é uma preocupação da Gerente do IDAM Marisa da Silva “a nossa população ribeirinha já está acostumada com a questão da enchente e vazante, eles já sabem quais são as áreas que irão para o fundo mais rápido, mas este ano tivemos uma doença chamada moco da bananeira, isso fez com que vários produtores fizessem novos plantios naquela área do capananzinho e ali tem uma quantidade considerável de banana e infelizmente está quase tudo no fundo e vai causar um grande prejuízo.

O presidente Bernardino José Lindoso Neto (PSD) destacou que os poderes Executivo e Legislativo estão trabalhando de forma conjunta no sentido de dar resposta à sociedade sobre uma forma de reduzir o impacto desta cheia no Rio Madeira.

A cheia histórica do rio Madeira em 2014 deixou rastros de destruição no município.

A comunidade pode se fazer presente nas Sessões Ordinárias que acontecem no Plenário da Câmara de Vereadores todas as segundas e terças-feiras a partir das 08:00 (oito) horas (da manhã), e também pode ficar por dentro de todas as informações através do portal de notícias www.manicore.am.leg.br e na fan page www.facebook.com/camarademanicoreoficial

Assessoria de Imprensa

gabrieljornalistaam@hotmail.com

(97) 99903-3532

error while rendering plone.comments