Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / História / História do Município de Manicoré

História do Município de Manicoré

por Gabriel Caetano publicado 01/02/2018 17h22, última modificação 01/02/2018 17h22

A cidade de Manicoré, distante, distante da capital Manaus 390 km, à margem direita do rio Madeira, teve sua origem com a expedição de Pedro Teixeira, um explorador e militar português. Tudo começou, quando as autoridades do Grão-Pará enviaram ao rio Madeira uma escolta, comandada por João de Barros e Guerra, experiente capitão, com a finalidade de punir os nativos.

PEDRO TEIXEIRA O HOMEM QUE SAIU DE CANTANHEDE PARA CONQUISTAR AMAZÓNIA!PEDRO TEIXEIRA O HOMEM QUE SAIU DE CANTANHEDE PARA CONQUISTAR AMAZÓNIA!

Em 1797, foi fundada a povoação do Crato, sob ordens do governador do Grão-Pará, tendo em vista facilitar as transações comerciais entre Pará, Mato Grosso e Goiás. No ano seguinte, em 1878, foi sancionada a lei nº.386 que faz de Manicoré a sede da Comarca do Rio Madeira.

A partir deste momento, Manicoré passou a receber uma intensa migração de nordestinos, que foram atraídos também pelo Ciclo da Borracha. Em razão a sua localização geográfica privilegiada, Manicoré era passagem dos imigrantes que se destinavam ao Acre. Os atrativos da cidade são: Balneário do Atininga e, as cachoeiras do Rio Manicoré.

Manicoré é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à mesorregião do Sul Amazonense e microrregião do Madeira. Localizada nas margens do Rio Madeira, a cidade possui uma posição estratégica entre Manaus e Porto Velho. Manicoré, a terra da melância! / DivulgaçãoManicoré, a terra da melância! / Divulgação

A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles os Balneários de Atininga Solar (Estrada do Atininga), Balneário do Ademir (Estrada do Inajá), Banho do Ilder (Perímetro Urbano), Banho do Gatão (Estrada do Igarapézinho), Banho da Marta (Estrada do Igarapézinho). Todos ficam próximos a cidade e de fácil acesso. Tem outros banhos um pouco mais distantes da  cede do município.

E um dos pontos fortes também são as cachoeiras do Rio Manicoré.

balnéario do Atininga em Manicoré / Foto : Divulgaçãobalnéario do Atininga em Manicoré / Foto : Divulgação

 

Cachoeiras do Rio Manicoré / Foto : Reprodução InternetCachoeiras do Rio Manicoré / Foto : Reprodução Internet
Balneário do Ademir (Estrada do Inajá) (Fotos Edy Lima)Balneário do Ademir (Estrada do Inajá) (Fotos Edy Lima)

 

Como atividades culturais, destacamos a Festa da Melancia, os forrós de rua, que transformam as vias de cidade em verdadeiros celeiros dançantes e o Festival das quadrilhas,onde cada bairro envia seu grupo, dando assim um colorido especial ao evento, além da Festa do Açaí realizada na comunidade do estirão no Rio Manicoré.

Lazer na Festa da Melancia, que ocorre durante o mês de setembro na cidade de Manicoré.Lazer na Festa da Melancia, que ocorre durante o mês de setembro na cidade de Manicoré.

A denominação de “Manicoré”, dada à população e à freguesia, provém do rio Manicoré, no Madeira. O nome do rio procede de “Anicoré”, tribo indígena que habitava a região.

 

Vista aérea da cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil.Vista aérea da cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil.

 

Manicoré recebe vários turistas de todo o mundo durante o ano, eles chegam vir de muito longe, apenas para prestigiar a sensação que é pescar nos rios amazônicos, muitos deles experimentam pela primeira vez a emoção de navegar e pescar nas águas escuras dos rios Manicoré e Atininga, principais rios da cidade.

Praça na cidade de Manicoré no estado do Amazonas na região Norte do Brasil.Praça na cidade de Manicoré no estado do Amazonas na região Norte do Brasil.

A terra do bacurau é uma boa pedida para quem quer se aventurar na prática da pesca esportiva.

 

 Praça na região do porto na cidade de Manicoré.Praça na região do porto na cidade de Manicoré.

 

Além da pesca esportiva Manicoré conta hoje com uma frota de barcos pesqueiros de porte médio e pescadores autônomos que abastecem a cidade.

O excedente é comercializado nas capitais de Manaus e Porto Velho e o peixe de couro exportado para todo Brasil.

 

Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Vista Parcial da cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil.Turismo e cultura no estado do Amazonas, Brasil. Vista Parcial da cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil.

 

A Portaria 48/2007 foi criada para estabelece as normas que visam proteger várias espécies de peixe durante seu período de reprodução natural, por meio de restrições à sua pesca e também aos locais onde elas ocorrem. Durante esse período que é anual fica proibido pescar, cujo nome “Período do Defeso”.

Igreja Nossa Senhora das Dores na cidade de Manicoré no estado do Amazonas.Igreja Nossa Senhora das Dores na cidade de Manicoré no estado do Amazonas.

Em Manicoré o período do defeso já foi liberado e os pescadores autônomos e os de pesca esportiva, podem tranquilamente pescar nos rios de Manicoré até o mês de Novembro, quando novamente as espécies de peixes irão entrar no ciclo da reprodução natural.

A cidade de Manicoré destaca-se internacionalmente por sua pesca esportiva, tais como a do Tucunaré e entre outros Peixes de água doce.A cidade de Manicoré destaca-se internacionalmente por sua pesca esportiva, tais como a do Tucunaré e entre outros Peixes de água doce.A cidade de Manicoré destaca-se internacionalmente por sua pesca esportiva, tais como a do Tucunaré e entre outros Peixes de água doce.

Hoje Manicoré ainda não conta como uma agência de viagens, os turistas costumam procuram na internet a localização e os meios até chegar à Manicoré para apreciar as belezas naturais do município localizado ao sul do Amazonas.

 

Fonte: No Amazonas é Assim